domingo, 9 de dezembro de 2018


                                              CRÔNICA JOGO DE AZAR


O vicio é uma das mazelas da vida que quando a pessoa entra dificilmente sai, é uma pratica irresistível, um costume condenável são tantos vícios drogas, álcool. Um dos vícios que passa despercebido é o do jogo, como o bingo  eletrônico, jogo do bicho,loterias.A maioria fala que emprestaram dinheiro de agiota pra jogar e não conseguem pagar. Muitos desses jogadores são aposentados, médicos, engenheiros, professores, comerciantes, muitas senhoras da terceira idade.
Aqui no centro existem vários lugares que tem jogo de bingo eletrônico, a maioria das pessoas que frequentam é da terceira idade, pegam taxis todos os dias. Meu ponto é no centro de Manaus já fiz corridas pra muitos deles, alguns passageiros entram no meu taxi é como se estivesse no divã de um psicólogo. Uma jovem senhora entrou no meu taxi, por volta das 4 horas da tarde, disse para onde queria ir pediu que eu fosse rápido, pois estava atrasada para chegar à sua casa e foi logo desabafando:
 - Motorista estou vindo do bingo eu sou dentista, sai do trabalho e fui jogar perdi tudo! Já emprestei dinheiro de agiota, estou toda endividada. Mas amanhã recupero esse dinheiro, meu marido disse se eu pisasse outra vez no bingo ele me deixa! – O que digo pro meu marido? - me ajuda a inventar uma historia motorista?
Olhei pelo retrovisor notei o seu semblante tristonho, esperando a minha resposta disse para ela:
-Senhora tem uma pessoa que deseja ajudar a senhora e modificar a sua vida em todos os sentidos, vejo que a senhora esta ansiosa!
-Quem pode me ajudar perguntou?
-Jesus Cristo senhora! Parado em um engarrafamento, olhei para o retrovisor ela fez uma cara feia e disse:
-Tu és crente é taxista? E continuou: - Pode parar! Pode parar! Eu não gosto de crente!   
-Desculpe senhora Infelizmente não posso ajudá-la! Ela acamou-se no canto do banco de traz do carro, enquanto eu rumava para o seu endereço. Deixei esta jovem senhora em um bairro nobre da cidade. Ela ainda pechinchou no valor da corrida, como não dei desconto saiu resmungando rumo à portaria do prédio onde mora.


                                     

domingo, 15 de novembro de 2015

DANDO A LUZ NO TAXI

                                                                                
Sai para trabalhar no meu taxi um domingo à tarde, o termômetro marcava 38 graus  em Manaus, com o ar condicionado  no máximo, sem esse item não tem condições de trabalhar, sou calejado de experiência como taxista  tenho bastante  oras de volante, posso dizer que sou uma  testemunha   privilegiada da evolução do transito na capital.

Um grande avanço em Manaus foi a implantação do SAMU, antigamente  qualquer tipo de emergência  era o taxi o primeiro  a ser chamado para prestar socorro. Taxi fazia papel de ambulância para todo tipo de vitima, se estiver  passando perto de um acidente com vitima, as pessoas parava o taxi e colocava a vitima e mandavam levar para o pronto socorro. Serviço de remoção de urgência barato, porque não podíamos recusar transportar uma pessoa em estado critico.

 Deixei um passageiro num bairro da zona sul de Manaus, em seguida vem um homem desesperado pedindo para eu parar, literalmente se jogou na frente do meu taxi. Parei ele entrou  e disse:

 - Rápido vamos buscar uma pessoa ali na frente, a minha mulher esta passando mal!.

 Fui até o local era um beco, ele desceu e logo em seguida  vem ele  e uma senhora trazendo uma grávida que mal podia andar, quase  carregada colocaram a  grávida no banco de trás. Uma senhora com umas sacolas  entrou junto,  e o rapaz na frente falou que era o marido da grávida. Pediu que levasse para a maternidade no bairro de São Jose.

Quando todos estavam acomodados sai com o carro, ai aquela mulher com a barriga enorme começou a sentir fortes contrações, o marido do meu lado, pedia pressa, enquanto tentava acalmar a mulher que sentia dor de parto, a mulher gemia e gritava pensei:

- É hoje que essa mulher vai parir aqui dentro do carro. Mulheres  já deram a luz dentro de taxi acontece. Lembrei-me de um colega taxista que fez o parto de uma senhora no banco de traz do seu taxi.

Olhei pelo retrovisor e vi que a mulher se contorcia de dor e gritava bem alto, aumentou minha aflição coloquei o pé no acelerador. Sabe como é as ruas dos bairros de  Manaus cheias buracos. Cada solavanco do carro era um grito da mulher, pensei:

- Essa  mulher não pode ter essa criança aqui dentro, tenho que chegar antes que ela grite que estourou a bolsa!

Sorte minha e da grávida que o transito dia de domingo e livre, coloquei a vida de todos que estavam dentro do carro em risco, graças a Deus entrei no pátio da maternidade.
O rapaz nervoso perguntou quanto custava à corrida. Falei :

- Amigo vamos tirar tua esposa do carro e levar para dentro da maternidade, pega uma maca  com os enfermeiros. Ele trouxe uma maca empurrada por uma enfermeira, colocamos a mulher que se contorcia com dor de parto, quando levaram a mulher para dentro, pelos gritos da grávida a criança estava nascendo. Ali no corredor da maternidade em cima da  maca.

 O marido dela me pagou, eu dei uma olhadinha no banco do carro pra ver se não havia  estourado bolsa da grávida. Graças Deus! Deu tudo certo mais uma missão comprida.

Quando estava saindo em busca de outro passageiro. Uma senhora que saia da maternidade perguntou se estava livre. Falei que sim.  Mandou esperar um pouco:

 - Vou buscar minha filha com o meu netinho!. Logo voltou com a  filha que sentou-se com o bebe no banco de trás, a mãe no banco da frente.

 Pediu que levasse até o porto, onde sai os barcos para os municípios do Amazonas, e falou:
 - Motorista  tu acredita que ela tem 16 anos e já teve esse filho?. Eu moro no interior e ela não que dizer quem é o pai dessa criança! Essa historia vou narrar em outra crônica.


domingo, 11 de outubro de 2015

DE VOLTA PRA CASA DO PAI


Estava no ponto de taxi que trabalho no centro da cidade de Manaus, por volta das duas horas da tarde de verão de uma quarta feira, aguardando passageiro. Aproximou-se um rapaz bem jovem de no Maximo uns trinta anos bem vestido, entrou no carro pediu que levasse ao bairro planalto na zona oeste de Manaus. Liguei o taxímetro e fui, levei uns 20 minutos para chegar ao local.
Mandou que parasse em frente de uma empresa e disse:
-Você pode esperar um pouco para seguirmos viagem?
 -Respondi que sim. Ele continuou falando:
- Esta vindo uma garota ela sai do trabalho daqui a pouco, você vai me levar no motel mais próximo. Esperamos uns dez minutos, logo vem aproximando-se uma garota bem jovem, uma bela morena de cabelos encaracolados usando uma calça jeans branca e uma mini blusa amarela com a barriga a mostra. Pensei essa garotinha é menor de idade, tinha um rostinho de menininha.
Ele desceu do carro e foi ao encontro dela, conversaram um pouco e entraram no carro.
- Vamos para o Eros motel! Disse o rapaz. Eles se acomodaram no banco de traz do carro, e fomos até o motel.
O interessante e que quando paramos o carro na recepção do motel, a janela do recepcionista fica na direção do motorista, você que tem de pegar a chave para o passageiro, dizer qual o apartamento que ele quer, passar o dinheiro do deposito para o recepcionista e pegar a chave, parece até que é o taxista que esta indo para o motel.
Após fazer todo esse processo deixei o casal na garagem do apartamento, o rapaz perguntou:
-Você tem um cartão com seu telefone, para vir me buscar mais tarde?
-respondi que sim dei meu cartão de visita para ele, e fui à busca de outros passageiros.
Umas três horas após ter deixado o casal, o meu celular tocou, ao atender.
-Ola Mario! Aqui quem fala é o rapaz que você deixou no motel lembra... Pode vir me buscar agora?
 -Sim me aguarde uns quinze minutos!
Fui buscá-los no motel, ele e entrou no táxi com a garota felizes da vida! O rapaz todo sorridente falou:
-Obrigado Mario por ter vindo, agora vamos levar minha gata ate a zona oeste.
Eu tive certeza que a garota era menor, quando ela falou para ele:
- No ano que vem eu vou tirar a minha carteira de motorista, vou completar dezoito anos! Ao chegar ao local ela mandou passar da casa que mora para os vizinhos não vêem  chegar de táxi.
Ela falou: - Me deixa lá na parada de ônibus, todos os dias eu desço do ônibus aqui nesta parada! E foi em direção de sua casa.
-Ele todo feliz falou: - Viu só Mário que gata?  E continuou a conheci numa festa de confraternização da empresa que eu trabalho! Eu sou casado e ela sabe e não esta nem ai!  Agora vamos ate a cidade nova.
Esse tipo de serviço de táxi eu considero como corrida boa é um longo percurso. Chegamos ao local onde mora, ele pagou a corrida.
Agradecendo falou: - Guardei teu cartão, vou te chamar de novo!
Sai dali pensando. Como é as coisas uma garota menor de idade, com um futuro pela frente saindo com um homem casado, uma adolescente iludida com as coisas mundanas. Que Deus a ajude!
Rodava no meu táxi numa sexta feira da mesma semana por volta das 4 horas da tarde tocou meu celular atendi, do outro lado da linha um rapaz falou: - É Mário o taxista?
-Sim!  Ele falou:
 - Mário eu sou aquele rapaz que você fez um serviço pra mim me levou para o motel Eros ta lembrado?
-Sim pode falar? -Quero que você venha me buscar aqui no Motel Nirvana estou te esperando ok?
-Esta bem me aguarde... vou gastar uns vinte minutos para chegar ate ai, me passou o numero do apartamento e me dirige ate lá. Esse motel fica na estrada do turismo próximo a ponta negra, cheguei ao local parei na garagem logo desceu o casal. Ele estava com aquela mesma garota aquela moreninha linda, um tipo de morena que quando passa os homens admiram.
Eles entraram no carro paramos na portaria na saída para que fosse feita o pagamento e liberação de saída. Interessante que na saída do motel tem uma placa que dizia: “Proibido a entrada de menores de dezoito anos, de acordo co o estatuto da criança e do adolescente”. Ao sairmos do local ele perguntou. Mario você é evangélico?
-Sim por quê?
Ele comentou: - Foi o que eu imaginei quando vi no cartão de visita que você me deu escrito Deus seja louvado!
 Eu quero te dizer: -Eu também sou, mais estou desviado (crente afastado da igreja). “Já falei pra ela que não podemos continuar com o que estamos fazendo”.
 Dei uma olhadinha pelo retrovisor vi que ela estava triste, parecia que não queria que abasse aquele caso assim.  Deixou a garota na casa dela e voltamos para a cidade nova. Pensei tomara que essa garota encontre uma pessoa que lhe de bons conselhos para que ela não caia na perdição.
No caminho para a sua casa ele deu um testemunho, que iria se reconciliar com Jesus.  Mario vou  confessar:
 - Que de hoje em diante não vou mais trair a minha esposa, e vou voltar para a igreja! Foi bom ter entrado no teu táxi, quando me deste o cartão e li a frase “Deus seja louvado”, senti a necessidade de confessar meus erros.
Em tempos passados eu teria falado para ele não perder essa oportunidade de ficar com a amante, só para me beneficiar das corridas.
Falei para o rapaz: - Meu irmão esse é o caminho você esta se arrependendo dos seus pecados e isso é que Deus gosta. Você já sabe que quando entrega sua vida para Jesus, e aceita como único e suficiente salvador. Há festa no céu.    Na bíblia diz em Tiago capitulo 5.15,16. “E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros”. Fiz uma oração relâmpago naquele momento agradecendo a Deus.
Chegamos à frente da sua casa, ele pagou a corrida e foi em direção a sua casa me agradecendo. Fiquei muito feliz de ter influenciado na reconciliação deste rapaz com Deus, perdi as boas corridas que ele me proporcionava, mais ganhei uma alma para Jesus isso que é importante.  


domingo, 13 de setembro de 2015

TREZE DE MAIO

Estava voltando de uma corrida do bairro japiim uma tarde ensolarada, um homem fez parada para o meu taxi na Av. Costa e Silva, parei ele embarcou falou: - motorista leva apara a colônia Oliveira Machado. Liguei o taxímetro e fomos o cara ficou calado até chegar perto do bairro, der repente do meu lado ele puxa uma pistola (ponto 40). Tomei um susto pensei vai-me assaltar, de novo não meu Deus!
Ele colocou a arma em cima da perna, disse:
-Não te assusta motorista nos vamos lá na rua treze de maio, eu sou policial da delegacia de entorpecentes, isso é só para me precaver. Vou ver uma pessoa!
Parei o carro quase subindo a sarjeta, assustado fui logo dizendo:
 - Meu amigo pode pegar outro taxi você não me deve nada! A treze de maio na colônia é a rua mais perigosa de Manaus onde rola o trafico de drogas. A policia é recepcionado a bala e você quer que eu te leve lá? – de jeito nenhum!
-Olha motorista levantou a camisa e mostrou umas cicatrizes horríveis abaixo do umbigo, isso aqui foi tiro.  Dois traficantes quase me mataram, mas eu já os mandei pro inferno! Vai toca pra lá!  Começou a balançar aquele trabuco na minha direção. Senti-me sequestrado, segui ate a dita rua mandou que parasse na frente de uma casa, colocou a arma debaixo da camisa desceu.
Quando pensei em dar o fora dali o cara já estava voltando apressado e disse: - Vamos embora daqui motora! Deixa-me La no mesmo local. Sai dali voado!(alta velocidade) Desconfiado e nervoso voltei com o cara  e deixei no local sem saber se realmente era policial ou bandido, pagou a corrida ainda me deu gorjeta, depois dessa da até para contar uma piada de taxista.  .
 - Disseram: para um turista europeu que os motoristas de taxi de Manaus, só andavam voado!(alta velocidade) Quando chegou aqui pegou o taxi no aeroporto mandou que fosse até a av. Djalma Batista. O taxista perguntou: - Em que altura? O turista responde: - Se subir mais de um metro é melhor me deixar aqui!    
 Depois desse sufoco fui rodar no meu taxi, em busca de outros passageiros quem sabe encontro um com mais uma  historia.

.      

domingo, 14 de junho de 2015

PALACETE PROVINCIAL

                        
Para  os leitores do meu blog chofer de praça manaus, ai vai mais uma dica de ponto turístico de Manaus . Construído na época áurea da borracha, riqueza originada da exploração dos seringais  
O Palacete provincial uma das edificações mais antigas da  cidade,  inaugurado em 1875, conhecido como quartel da policia militar, localizado na praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como praça da policia localizado  no centro da cidade, com a mudança do quartel da PM para outro local.
 Hoje representa um dos principais espaços culturais de Manaus, com cinco museus diferentes. Museu de numismática, Museu de imagem do som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, Museu Tiradentes (Museu da policia militar) e o Museu de Arqueologia.
Visitação: Terça a Sábado, de 9h às 19h.


domingo, 10 de maio de 2015

CRÔNICA PONTA NEGRA


Essa profissão de taxista é perigosa, é um trabalho cheio de incertezas e insegurança, mais divertida eu gosto de ser taxista, digo por quê. Eu sou dono do meu taxi, preciso trabalhar, é claro, se não quem paga minhas contas? O meu escritório é muito bacana, quando estou no meu ponto no centro de Manaus, tenho vista para uma linda praça, quando estou em um engarrafamento na Av. Djalma Batista uma das principais vias de Manaus digo:
- Que cidade prospera todo mundo tem carro, e não é carro velho não! são novos. É claro que tem muitos ônibus velhos e fumacentos, logo tenho que manter os vidros do carro fechados e o ar condicionado no Maximo. No calor de 37 a 40º de Manaus, todo taxi tem que ter este item de refrigeração se não tiver nem saia para trabalhar não vai arrumar passageiro.
A minha profissão de taxista, me proporcionou cursa uma faculdade de jornalismo no qual me formei. Mas o importante da minha profissão de taxista são os meus clientes, são os mais diversificados, estressados, alegres, tristes, dorminhocos, desconfiados, educados, turistas etc.   
Uma tarde de inverno em Manaus. Encontrava-me no meu ponto de táxi, chegaram duas jovens negociaram comigo uma corrida para a praia da ponta negra, acertamos o valor da corrida fomos para o local, o tempo estava claro. As jovens disseram:
- Nos viemos da Bahia a trabalho, vamos viajar amanha e não poderíamos ir embora sem conhecer a praia da Ponta Negra.
- Motorista você pode falar  porque o nome praia da ponta negra? Estamos acostumados com praia de mar!
- Enquanto dirigia falava do nosso Rio Negro para elas:
- Não tem igual é um mar de água doce. O encontro das águas dos rios Solimões e Negro formam o rio Amazonas é o maior rio em volume de água do planeta!
No amazonas temos o período de seca, é quando se formam as praias e na cheia as praias são cobertas pelas águas. A prefeitura reformou toda a praia, a margem do rio foi aterrada com areia, para formar uma praia “perene”, ou seja, praia permanente.
 Quando estávamos nos aproximando da ponta negra, der repente! O céu escureceu fechou tempo arriou um ”toró” (chuva forte). Ao parar próximo da praia  as jovens desceram do carro e foram  até a praia debaixo de chuva, afinal foram até lá para conhecer a praia de perto.
Estacionei o carro de frente para a praia da ponta negra, pela moldura do para brisa, ouvindo um som ambiente observo o Rio Negro. Da para ver também a ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba, tem três quilometro e meio de extensão, se eu não me engano é terceira maior ponte Estaiada do mundo, ou seja, sustentada por cabos.

A chuva ficou mais forte!  A água do rio negro é de cor preta, fiquei observando aquele imenso rio negro sendo coberto por uma densa neblina, desaparecendo em uma nuvem branca na minha frente. Lembrei-me das mágicas de David Coperfild, fazia desaparecer coisas grandes por traz de uma cortina, esperei diminuir a chuva para ir em busca de passageiros. Que toró!






segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

RUAS DE MANAUS

RUAS DE MANAUS


Dirigir nas ruas de Manaus é uma aventura, a desorganização no transito é uma das piores. Alem das principais  avenidas estarem em péssimas condições. Apresentam buracos, trincas, afundamentos, ondulações, bueiros sem tampa, dentre outros problemas. São poucas as ruas pavimentadas e sinalizadas.
Como taxista desde os anos oitenta, vi essa cidade desenvolver. A inclusão   de Manaus como sede da copa do mundo 2014. O prefeito Arthur neto fez recapeamento das principais avenidas próximo da arena as Amazônia, pelo que tenho observado é um asfalto de boa qualidade.
 Com o incentivo do governo federal isentando uma parte do imposto para a renovação da frota de taxis, vejo que mais de cinqüenta por cento da frota de taxis de Manaus são novos inclusive o meu.Rodar com carro novo nas ruas não pavimentadas que é a maioria da uma aflição, quando a roda do carro bate em um buraco a bordoada é seca! Dói no bolso! Só o dono do carro sabe os danos que podem causar uma batida dessa na suspensão do veiculo. São dezenas de itens nos baixos de um carro.
No mês de setembro de 2014, vi as maquinas durante a noite na av. Japurá tirando o asfalto velho e colocando novo e faixas de sinalização. Também a av. Comendador Clementino, seguimento da av. Djalma batista sentido bairro centro, foi toda recapeada e sinalizada, é muito bom transitar nas novas ruas. Tomara que o prefeito continue esse ritmo de recuperação das ruas de Manaus, se conseguir vai ficar na historia.
No mês de dezembro, era uma tarde ensolarada de sábado estava no ponto de taxi, dois casais de turistas brasileiros e franceses combinaram comigo para que fizesse um city tour (visitar os pontos turísticos de Manaus). Eles tinham pouco tempo, pois no inicio da noite iriam para o aeroporto viajar. O que mais queriam era ver o encontro das águas, (encontro do rio negro com Solimões).  Depois de tudo acertado.
Embarcaram no meu taxi e fomos, sai do centro da cidade pela av. Sete de Setembro sentido cachoeirinha, ao entrar na Av. Borba que esta em péssimas condições muita buraco e ondulações. Notei que eles riam das condições da rua, mais logo entrei na av. min. João Gonçalves, Distrito Industrial, da bola da Suframa até a margem do rio negro, porto da Ceasa. A estrada esta boa.
Estacionei o carro fomos ate o ponto dos barcos ( lancha  de 10 lugares para pequenas viagens), combinaram o preço com o piloto pediram para que eu fosse junto. Do porto ate o encontro das águas leva uns dez minutos, o barco parou bem no meio do encontro dos dois rios.
Pense! Em dois casais deslumbrados com aquele fenômeno o encontro do rio de águas pretas com água amarela! Levaram uns dez minutos contemplando o maior rio de água doce do mundo em volume de água. Pediram para que eu tirasse fotos deles, pegavam na água e falavam:
- Muito lindo nunca vimos nada igual. As águas não se misturam incrível!
Voltamos embarcamos no carro e vim pela avenida silves sentido bairro centro. Ao passar na silves que esta em péssimas condições!  Muitos buracos, bueiros sem tampas ondulações tipo quebra molas, você tem dirigir bem devagar, em zig-zag  para desviar dos buracos, correndo o risco de provocar um acidente.
Os dois casais de turistas começaram a reclamar das crateras da silves, um deles disse:
-Parece que estou andando de cavalo, pula muito! As ruas de Manaus estão muito ruins não é taxista?
 Achei que ele exagerou um pouco mais concordei com ele. Literalmente é como se você estivesse cavalgando o carro balança e pula. Entrei na Av. Ramos Ferreira que esta muito ruim, ate que cheguei a Av Getulino Vargas, falei:
- Vejam este asfalto é de boa qualidade, avenida foi toda recapeada e sinalizada, a intenção do prefeito recapear todos os bairros!  Concordaram que a rua estava bem conservada. Chegamos ao mercado municipal reinaugurado pelo prefeito Arthur Neto.
Os dois casais  acharam fantástico a replica do mercado de paris.  Sua bela arquitetura estilo “Art Noveau. Sendo uma das mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro. Foi construído em 1882 nos moldes do mercado central de paris, o famoso “Les Halles.
Fomos visitar o teatro amazonas  que também é uma obra da época áurea da borracha. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da  borracha, Manaus reinava como a capital mundial da borracha.
Levei os turistas ao aeroporto, deslumbrados com os monumentos históricos de Manaus. Que há  mais de 100 anos atrás, foi chamada de a Paris dos trópicos! Só faltam as ruas de da cidade de Manaus ser recuperadas para que os turistas voltem a Manaus e não critiquem as ruas. Não é só turistas que reclamam da buraqueira, todos os dias meus passageiros dizem:
-É uma pena colocar um carro novo desse na buraqueira... Parece que estamos andando em cima de lombadas!
  A prefeitura precisa de parceria com o governo do estado e iniciativa privada, para executar os projetos e melhoria na infra-instrutora e do transporte da cidade de Manaus. Já estamos em fevereiro de 2015, não vejo nem uma rua sendo recuperada! As ultimas que vi foi av. Japurá e comendador Clementino. Espero que esta reclamação das buraqueiras de Manaus fique obsoleta.
Fica a pergunta quando as máquinas da prefeitura vão continuar o recapeamento da cidade?  Espero que logo as maquinas estejam causando transtornos no transito das principais ruas próximo do centro. Depois do transtorno vem o asfalto de qualidade! Com isso menos manutenção na suspensão dos nossos carros. Só  quem gosta da buraqueira é o comercio de auto peças!