domingo, 20 de julho de 2014

MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA









MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA


O  Mercadão todo restaurado, construído de frente para o Rio Negro, é um dos símbolos  da cidade de Manaus é uma relíquia dos tempos áureos da borracha,  um dos edifícios mais importantes de nosso acervo patrimonial histórico , foi mantido sua bela arquitetura estilo “Art Noveau. Sendo uma das mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro .  Foi construído em 1882 nos moldes do mercado central de paris, o famoso “Les Halles.


TEATRO AMAZONAS


                                                                                                                                                                                                                     Mário Sérgio
Hall de Entrada do Teatro Amazonas
                                                                                           


BELLE ÉPOQUE MANAUS

CARTÕES POSTAIS  DO PATRIMÔNIO CULTURAL ARQUITETÔNICO DO AMAZONAS.

TEATRO AMAZONAS


     
  Mário Sérgio

O famoso teatro amazonas, tombado como patrimônio histórico em 28 de novembro de 1966, tem capacidade para 701 lugares. Teve sua construção iniciada em 1882, a obra ficou parada por vários anos retomada no governo Eduardo ribeiro. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da  borracha, Manaus reinava como a capital mundial da borracha.
O exterior do teatro amazonas  tem detalhe arquitetônico barroca, seu interior elaborado por artistas europeus, folheados a ouro e enormes espelhos reflete seus candelabros . De Angelis, decorou o teto do teatro amazonas, um grande artista da época.
 Essa primorosa obra toda importada da Europa é o legado que esta em pleno funcionamento com todos os detalhes desde sua inauguração, mostrado os tempos de prosperidade e de extravagância da elite amazonense na época da borracha.



quarta-feira, 2 de julho de 2014

Copa Do Mundo Na Selva Brasil



Segunda feira 23 de junho de 2014, jogo entre Brasil e camarões. Seleção Brasileira da goleada e pega o Chile no sábado.Aqui no Amazonas tivemos na quarta feira o ultimo jogo da copa do mundo na arena da Amazônia Vivaldo Lima, um dos estádios mais belos do mundo com seu designe Amazônico.   Suíça vence Honduras por 3 a 0, a arena da Amazônia  Manaus se despede da copa do mundo. Tivemos aqui em Manaus as seleções  dos Estados Unidos, Inglaterra, Itália países de alto risco, os órgãos de  segurança publica do amazonas junto com o exercito cumpriu o seu papel na segurança das seleções e dos visitantes.    A paixão do brasileiro pelo futebol fascinante, o manauara  esbanjou  criatividade carinho e amor pelos visitantes estrangeiros que  estiveram nos 4 jogos na arena, esse esforço do Amazonense fez com que tudo acontecesse da melhor forma possível.Os dirigentes da FIFA, já estão achando que deveriam ter   colocado mais jogos em Manaus.
Sábado 28 de junho jogo entre Brasil e Chile, pelas oitavas de final mata mata. Peguei um passageiro para o FIFA FAN FEST Ponta Negra Manaus, jogo estava começando o passageiro tinha pressa de chegar, apesar do transito ruim chegamos a tempo o passageiro desceu correndo rumo ao telão da praia.
 Resolvi estacionar meu taxi e descer para fazer algumas fotos do evento. Ponta Negra lotada de torcedores, sol causticante. No caminho para praia encontrei pelo meio dos torcedores a pastora, Vilhena  e seu esposo PR. Roberto e suas crianças entregando folhetos com mensagens da palavra de Deus, evangelizando eles são da igreja assembléia de Deus de Madureira, ela se aproxima dos torcedores e tenta falar um pouco da vida de paz que Jesus tem para a humanidade. Um dos folhetos tinha uma mensagem. “Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados, eu vos aliviarei”(MT.11:28). Mas o torcedor tem pressa uns pegavam o folheto outros passavam direto rumo ao telão o jogo ta rolando.
Foi 90 minutos de jogo muita tensão 1x1, agora prorrogação maior sufoco nada de gol, torcedores Manauaras nervosos roendo as unhas de olho no telão, vai para pênalti tensão do torcedor aumenta. Brasil vence o herói do jogo foi o goleiro Julio Cesar, defenderam dois pênaltis e a trave um, afinal a trave é brasileira.  Seleção Brasileira classificada para as quartas de final  pega a Colômbia em fortaleza na sexta feira rumo a semi final vai La Brasil!!!!.
 Das 31 seleções que vieram para a copa do mundo no Brasil, só uma vai levantar a taça, infelizmente alegria de uns e tristezas de outros muitos favoritos já foram embora como a Espanha. Nos brasileiro estamos confiantes e com energia positiva emproando a seleção brasileira  rumo ao hexa.

Copa Do Mundo Em Manaus


Sábado 14 de junho de 2014, inauguração da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Primeiro jogo da copa do mundo em Manaus, Inglaterra x Itália, fiz varias corridas no meu táxi, levei e trouxe varias pessoas para a arena da amazônia transportei italianos, ingleses, Brasileiros, varias nacionalidades de pessoas .
Sabia que apos o jogo é viria os acontecimentos as novidades primeiro, o gringo ficou nu dentro do estadio na frente de crianças, no Brasil isso é atentado ao pudor da cadeia. Mais é gringo não deu nada!
Os Brasileiros estão chocados com essa pouca vergonha, o calor é demais em manaus não precisava o gringo chegar ao ponto de tirar a roupa dentro do estadio lotado. Leva ele pra tomar banho dentro do rio negro la onde tem aquele peixinho canibal, ele não ia esquecer nunca desse banho.
Ficamos muito chateados com os ingleses, mais não devemos generalizar , pois tem muitos ingleses gente boa. Como os três que pegaram o meu táxi para o aeroporto. O Jonn Dawson o Russeu Harrond e Geff Watson eles moram e Bogotá e trabalham em um navio petroleiro que faz serviço para a Petrobras viajando pelo mundo, estavam indo para brasília vão ficar no Brasil ate o final da copa do mundo. Eles chegaram no meu ponto de táxi no Centro da cidade e falaram "How much is the rum Airport ?'' (Quanto custa a corrida para o Aeroporto) Até ai eu entendi, o Jonn falava um pouco de Português e ele disse "A arena é muito linda" os outros dois que estavam juntos confirmaram.
Eu expliquei que o formato da Arena é um cesto indígena, que tem haver com a Cultura Amazônica, eles ficaram admirados com esse detalhe, perguntei "O que acharam do jogo ?" e o Jonn respondeu" Apesar de temos perdido para Itália, gostei muito do jogo, o importante é que queremos curti a copa do mundo no Brasil" e os deixei no Aeroporto. Thank You Very Much.