RUAS DE MANAUS
Dirigir nas ruas de Manaus é uma aventura, a desorganização no transito é uma das piores. Alem das principais avenidas estarem em péssimas condições. Apresentam buracos, trincas, afundamentos, ondulações, bueiros sem tampa, dentre outros problemas. São poucas as ruas pavimentadas e sinalizadas.
Como taxista desde os anos oitenta, vi essa cidade desenvolver. A inclusão de Manaus como sede da copa do mundo 2014. O prefeito Arthur neto fez recapeamento das principais avenidas próximo da arena as Amazônia, pelo que tenho observado é um asfalto de boa qualidade.
Com o incentivo do governo federal isentando uma parte do imposto para a renovação da frota de taxis, vejo que mais de cinqüenta por cento da frota de taxis de Manaus são novos inclusive o meu.Rodar com carro novo nas ruas não pavimentadas que é a maioria da uma aflição, quando a roda do carro bate em um buraco a bordoada é seca! Dói no bolso! Só o dono do carro sabe os danos que podem causar uma batida dessa na suspensão do veiculo. São dezenas de itens nos baixos de um carro.
No mês de setembro de 2014, vi as maquinas durante a noite na av. Japurá tirando o asfalto velho e colocando novo e faixas de sinalização. Também a av. Comendador Clementino, seguimento da av. Djalma batista sentido bairro centro, foi toda recapeada e sinalizada, é muito bom transitar nas novas ruas. Tomara que o prefeito continue esse ritmo de recuperação das ruas de Manaus, se conseguir vai ficar na historia.
No mês de dezembro, era uma tarde ensolarada de sábado estava no ponto de taxi, dois casais de turistas brasileiros e franceses combinaram comigo para que fizesse um city tour (visitar os pontos turísticos de Manaus). Eles tinham pouco tempo, pois no inicio da noite iriam para o aeroporto viajar. O que mais queriam era ver o encontro das águas, (encontro do rio negro com Solimões). Depois de tudo acertado.
Embarcaram no meu taxi e fomos, sai do centro da cidade pela av. Sete de Setembro sentido cachoeirinha, ao entrar na Av. Borba que esta em péssimas condições muita buraco e ondulações. Notei que eles riam das condições da rua, mais logo entrei na av. min. João Gonçalves, Distrito Industrial, da bola da Suframa até a margem do rio negro, porto da Ceasa. A estrada esta boa.
Estacionei o carro fomos ate o ponto dos barcos ( lancha de 10 lugares para pequenas viagens), combinaram o preço com o piloto pediram para que eu fosse junto. Do porto ate o encontro das águas leva uns dez minutos, o barco parou bem no meio do encontro dos dois rios.
Pense! Em dois casais deslumbrados com aquele fenômeno o encontro do rio de águas pretas com água amarela! Levaram uns dez minutos contemplando o maior rio de água doce do mundo em volume de água. Pediram para que eu tirasse fotos deles, pegavam na água e falavam:
- Muito lindo nunca vimos nada igual. As águas não se misturam incrível!
Voltamos embarcamos no carro e vim pela avenida silves sentido bairro centro. Ao passar na silves que esta em péssimas condições! Muitos buracos, bueiros sem tampas ondulações tipo quebra molas, você tem dirigir bem devagar, em zig-zag para desviar dos buracos, correndo o risco de provocar um acidente.
Os dois casais de turistas começaram a reclamar das crateras da silves, um deles disse:
-Parece que estou andando de cavalo, pula muito! As ruas de Manaus estão muito ruins não é taxista?
Achei que ele exagerou um pouco mais concordei com ele. Literalmente é como se você estivesse cavalgando o carro balança e pula. Entrei na Av. Ramos Ferreira que esta muito ruim, ate que cheguei a Av Getulino Vargas, falei:
- Vejam este asfalto é de boa qualidade, avenida foi toda recapeada e sinalizada, a intenção do prefeito recapear todos os bairros! Concordaram que a rua estava bem conservada. Chegamos ao mercado municipal reinaugurado pelo prefeito Arthur Neto.
Os dois casais acharam fantástico a replica do mercado de paris. Sua bela arquitetura estilo “Art Noveau. Sendo uma das mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro. Foi construído em 1882 nos moldes do mercado central de paris, o famoso “Les Halles.
Fomos visitar o teatro amazonas que também é uma obra da época áurea da borracha. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da borracha, Manaus reinava como a capital mundial da borracha.
Levei os turistas ao aeroporto, deslumbrados com os monumentos históricos de Manaus. Que há mais de 100 anos atrás, foi chamada de a Paris dos trópicos! Só faltam as ruas de da cidade de Manaus ser recuperadas para que os turistas voltem a Manaus e não critiquem as ruas. Não é só turistas que reclamam da buraqueira, todos os dias meus passageiros dizem:
-É uma pena colocar um carro novo desse na buraqueira... Parece que estamos andando em cima de lombadas!
A prefeitura precisa de parceria com o governo do estado e iniciativa privada, para executar os projetos e melhoria na infra-instrutora e do transporte da cidade de Manaus. Já estamos em fevereiro de 2015, não vejo nem uma rua sendo recuperada! As ultimas que vi foi av. Japurá e comendador Clementino. Espero que esta reclamação das buraqueiras de Manaus fique obsoleta.
Fica a pergunta quando as máquinas da prefeitura vão continuar o recapeamento da cidade? Espero que logo as maquinas estejam causando transtornos no transito das principais ruas próximo do centro. Depois do transtorno vem o asfalto de qualidade! Com isso menos manutenção na suspensão dos nossos carros. Só quem gosta da buraqueira é o comercio de auto peças!
Dirigir nas ruas de Manaus é uma aventura, a desorganização no transito é uma das piores. Alem das principais avenidas estarem em péssimas condições. Apresentam buracos, trincas, afundamentos, ondulações, bueiros sem tampa, dentre outros problemas. São poucas as ruas pavimentadas e sinalizadas.
Como taxista desde os anos oitenta, vi essa cidade desenvolver. A inclusão de Manaus como sede da copa do mundo 2014. O prefeito Arthur neto fez recapeamento das principais avenidas próximo da arena as Amazônia, pelo que tenho observado é um asfalto de boa qualidade.
Com o incentivo do governo federal isentando uma parte do imposto para a renovação da frota de taxis, vejo que mais de cinqüenta por cento da frota de taxis de Manaus são novos inclusive o meu.Rodar com carro novo nas ruas não pavimentadas que é a maioria da uma aflição, quando a roda do carro bate em um buraco a bordoada é seca! Dói no bolso! Só o dono do carro sabe os danos que podem causar uma batida dessa na suspensão do veiculo. São dezenas de itens nos baixos de um carro.
No mês de setembro de 2014, vi as maquinas durante a noite na av. Japurá tirando o asfalto velho e colocando novo e faixas de sinalização. Também a av. Comendador Clementino, seguimento da av. Djalma batista sentido bairro centro, foi toda recapeada e sinalizada, é muito bom transitar nas novas ruas. Tomara que o prefeito continue esse ritmo de recuperação das ruas de Manaus, se conseguir vai ficar na historia.
No mês de dezembro, era uma tarde ensolarada de sábado estava no ponto de taxi, dois casais de turistas brasileiros e franceses combinaram comigo para que fizesse um city tour (visitar os pontos turísticos de Manaus). Eles tinham pouco tempo, pois no inicio da noite iriam para o aeroporto viajar. O que mais queriam era ver o encontro das águas, (encontro do rio negro com Solimões). Depois de tudo acertado.
Embarcaram no meu taxi e fomos, sai do centro da cidade pela av. Sete de Setembro sentido cachoeirinha, ao entrar na Av. Borba que esta em péssimas condições muita buraco e ondulações. Notei que eles riam das condições da rua, mais logo entrei na av. min. João Gonçalves, Distrito Industrial, da bola da Suframa até a margem do rio negro, porto da Ceasa. A estrada esta boa.
Estacionei o carro fomos ate o ponto dos barcos ( lancha de 10 lugares para pequenas viagens), combinaram o preço com o piloto pediram para que eu fosse junto. Do porto ate o encontro das águas leva uns dez minutos, o barco parou bem no meio do encontro dos dois rios.
Pense! Em dois casais deslumbrados com aquele fenômeno o encontro do rio de águas pretas com água amarela! Levaram uns dez minutos contemplando o maior rio de água doce do mundo em volume de água. Pediram para que eu tirasse fotos deles, pegavam na água e falavam:
- Muito lindo nunca vimos nada igual. As águas não se misturam incrível!
Voltamos embarcamos no carro e vim pela avenida silves sentido bairro centro. Ao passar na silves que esta em péssimas condições! Muitos buracos, bueiros sem tampas ondulações tipo quebra molas, você tem dirigir bem devagar, em zig-zag para desviar dos buracos, correndo o risco de provocar um acidente.
Os dois casais de turistas começaram a reclamar das crateras da silves, um deles disse:
-Parece que estou andando de cavalo, pula muito! As ruas de Manaus estão muito ruins não é taxista?
Achei que ele exagerou um pouco mais concordei com ele. Literalmente é como se você estivesse cavalgando o carro balança e pula. Entrei na Av. Ramos Ferreira que esta muito ruim, ate que cheguei a Av Getulino Vargas, falei:
- Vejam este asfalto é de boa qualidade, avenida foi toda recapeada e sinalizada, a intenção do prefeito recapear todos os bairros! Concordaram que a rua estava bem conservada. Chegamos ao mercado municipal reinaugurado pelo prefeito Arthur Neto.
Os dois casais acharam fantástico a replica do mercado de paris. Sua bela arquitetura estilo “Art Noveau. Sendo uma das mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro. Foi construído em 1882 nos moldes do mercado central de paris, o famoso “Les Halles.
Fomos visitar o teatro amazonas que também é uma obra da época áurea da borracha. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da borracha, Manaus reinava como a capital mundial da borracha.
Levei os turistas ao aeroporto, deslumbrados com os monumentos históricos de Manaus. Que há mais de 100 anos atrás, foi chamada de a Paris dos trópicos! Só faltam as ruas de da cidade de Manaus ser recuperadas para que os turistas voltem a Manaus e não critiquem as ruas. Não é só turistas que reclamam da buraqueira, todos os dias meus passageiros dizem:
-É uma pena colocar um carro novo desse na buraqueira... Parece que estamos andando em cima de lombadas!
A prefeitura precisa de parceria com o governo do estado e iniciativa privada, para executar os projetos e melhoria na infra-instrutora e do transporte da cidade de Manaus. Já estamos em fevereiro de 2015, não vejo nem uma rua sendo recuperada! As ultimas que vi foi av. Japurá e comendador Clementino. Espero que esta reclamação das buraqueiras de Manaus fique obsoleta.
Fica a pergunta quando as máquinas da prefeitura vão continuar o recapeamento da cidade? Espero que logo as maquinas estejam causando transtornos no transito das principais ruas próximo do centro. Depois do transtorno vem o asfalto de qualidade! Com isso menos manutenção na suspensão dos nossos carros. Só quem gosta da buraqueira é o comercio de auto peças!
Nenhum comentário:
Postar um comentário