Era um domingo a tarde um
gringo fez sinal para meu taxi na sete de setembro centro de Manaus, parei ele
entrou sentou-se no banco de traz e me passou um papel de caderno onde estava o
endereço de onde queria ir. Estava
escrito em português, Praça Chile cemitério são João batista. Fui até o
local parei na praça em frente ao
cemitério.
Ele aparentava ter uns 60
anos tinha pinta de turista, começou a fazer gestos e apontar para o cemitério.
– there! Inside! La! Dentro! Ok! ? E
mostrou no mesmo papel o desenho da estrela de Israel. Falava Blue! Blue!.
Olha eu enrolado pra
entender o gringo. Pensei o que esse gringo vai fazer dentro do cemitério num
domingo a tarde. Já levei turista para muitos pontos turísticos mais para o
cemitério é a primeira vez. Estranho! Mas vamos lá, entrei naquele ambiente
parei, e o gringo dizia: - blue! Blue! E mostrava a estrela no papel fazendo
sinais em forma de uma casa. Pra completar desceu um “toró” (chuva forte) pense
em um ambiente esquisito! dentro do cemitério, domingo a tarde chovendo, não
tinha uma viva alma ali fora do carro
,tive vontade mandar o gringo descer do carro e sair fora!
,tive vontade mandar o gringo descer do carro e sair fora!
Logo aparece no meio da chuva um coveiro com uma enxada no ombro, todo sujo de barro, parei perto dele perguntei:
- amigo estou com um turista estrangeiro aqui você sabe onde tem uma sepultura azul de judeu? Naquele estante pensei blue é azul e a estrela é o símbolo dos judeus, só pode ser uma sepultura azul que esse cara ta procurando! O coveiro pensou há! Ali na quadra numero tal vamos lá? Eu o segui ate o local.
A chuva estava passando o
cara desceu, e foi andando com o coveiro ate à sepultura, fiquei esperando no
carro torcendo pra que desse tudo certo. Queria sair logo dali, não demorou o
coveiro volta e diz: - é lá mesmo motora ele esta tirando fotografia da
sepultura, eu já vou terminou meu expediente! Eram 5 horas da tarde.
Resolvi fechar o carro e da
uma olhada, entrei pelo meio das sepulturas e fiquei observando. Realmente era
uma sepultura azul com umas grades de ferro ao redor com estrelas de israel. O cara volta feliz da
vida dizendo: - fatherofmyfather! pai do meu pai judeu! Ele mandou que eu
ficasse perto do taxi para tirar fotos.
Sabe lá o que ele vai dizer quando chegar ao
país dele, com a foto do taxista dentro do cemitério. Pediu-me que o levasse
ao porto flutuante de Manaus, deixei o
gringo no transatlântico, pagou a corrida agradecendo. Tankyou! Tankyou! VeryGood! Taxidrive.( obrigado!
Obrigado, muito bom taxista!)
Ele desceu e entrou no navio
transatlântico que estava ancorado no porto flutuante. E eu fui a busca de
passageiro, quem sabe outra historia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário